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O livro propõe uma reflexão sobre a produção textual e material das escolas de samba, entendendo os enredos como parte de um "arquivo público" muitas vezes invisibilizado. Discute-se a diferença entre enredo (narrativa temática) e samba de enredo (composição musical), destacando as complexidades autorais e a marginalização histórica dessas produções. Os ensaios analisam as "aparições" de três figuras marginalizadas — Carolina Maria de Jesus, Arthur Bispo do Rosario e Estamira — em desfiles recentes, explorando como suas poéticas são traduzidas no Carnaval. Carolina aparece num samba de enredo, Bispo do Rosario num enredo temático, e Estamira numa fantasia, revelando como esses "pensadores-catadores" resistem ao apagamento histórico. A discussão evidencia a necessidade de desnaturalizar hierarquias culturais e reconhecer as escolas de samba como espaços de produção literária e artística complexa, desafiando noções tradicionais de arquivo, memória e cânone.
Jader de Medeiros Britto (Org.), Alexandre Palma (Org.)
Luciana Villas-Bôas
Carlos Almada
Sabrina Sedlmayer
Glaucia Villas Bôas
Marcia Sá Cavalcante Schuback
José Manuel Valenzuela Arce
Rafael Mendes Júnior
Clifford Geertz
Aníbal Ford
Paulo Ferreira Santos
José Sávio Leopoldi
Ronaldo Lima Lins
Néstor Garcia Canclini
Marylka Mendes, Luciana da Silveira, Fátima Bevilaqua Contursi, Antônio Carlos Nunes Baptista
Beatriz Sarlo, Sérgio Alcides (Trad.)
Ana Maria Galano
André Malraux, Edson Rosa da Silva (Trad.)